Portal do aluno, Ufac air e outros serviços para o Acadêmico

Desde 2012, os estudantes da Universidade Federal do Acre (Ufac) contam com o acesso a diferentes informações acadêmicas concentradas em um sistema de fácil e simples acesso, o Portal do Aluno. Desenvolvido pela equipe do Núcleo de Tecnologia e Informação (NTI), o espaço tem simplificado a rotina dos discentes de todos os cursos da instituição. 

“Através de qualquer dispositivo conectado à internet, o estudante da Ufac tem condições de acesso a informações diversas de seu curso. Muitas da ações que dependiam, antes, de uma ida à coordenação do curso, hoje, podem ser feitas até de casa”, destaca Edvandro Reckziegel, diretor do NTI.   

É através do Portal do Aluno, por exemplo, que o estudante realiza a chamada matrícula curricular – inscrição semestral nas disciplinas que se pretende cursar no período – um procedimento exigido por todas as coordenações a cada início de semestre. A emissão de documentos acadêmicos como histórico escolar, atestados e comprovantes de matrícula, além do acompanhamento dos horários, notas e faltas em todas as disciplinas matriculadas são outros serviços disponíveis através do sistema que permite ainda acesso direto ao calendário acadêmico e acervo da biblioteca.

O acesso ao Portal do Aluno exige a utilização de uma credencial de usuário e senha. Para o primeiro acesso, o estudante vai precisar informar o próprio CPF (como usuário) e a data de nascimento (como senha).

Internet livre – Em todo o campus sede – incluindo salas de aula, laboratórios, teatro universitário, centro de convenções, restaurante universitário e parque zoobotânico (PZ) – os estudantes têm à disposição um serviço de internet sem fio, a “Ufac Air”. 

O primeiro passo para a acessar o serviço é ativar o Sistema de Gestão de Identidade Virtual da Ufac (IdUfac) o que permitirá a criação de uma credencial única (usuário e senha) para acesso e utilização de todos os serviços de tecnologia da informação e comunicação (TIC) da Ufac.

“Todos os servidores e alunos que estão com vínculo ativo com a Ufac, já possuem o seu IdUfac, sendo necessário apenas executar os procedimentos para ativação e criação da senha que será pessoal e intransferível”, explica Reckziegel.

Para ativar o IdUfac, o estudante vai precisar acessar o site https://id.ufac.br/ e informar CPF e e-mail cadastrado no ato da matrícula institucional. “Assim que for executado esse procedimento, um link deverá chegar ao endereço cadastrado, redirecionando o estudante para uma página onde será possível cadastrar a senha que será utilizada nos serviços”, detalha Edvandro. “Além da caixa de entrada é importante, verificar o spam do e-mail nessa etapa”, alerta.  

Uma vez ativada e criada a senha para o IdUfac, o acesso à Ufac Air ((limitada a 2 dispositivos conectados simultaneamente para um mesmo IdUfac), será automaticamente liberado.

Outros serviços:

Portal da Biblioteca – lançado em 2014, o espaço permite que o aluno realize a consulta do acervo bibliográfico da UFAC, bem como a reserva de livros a serem retirados na Biblioteca. Também é possível realizar a renovação de um empréstimo desde que não haja nenhum atraso em nome do estudante. O usuário e senha solicitados para o acesso são os mesmos utilizados atualmente no Portal do Aluno. Em breve, entretanto, será exigida a credencial “universal” do “Meu Acesso”.

Portal de Comunicação – lançado em 2012, este Portal é integrado aos Portais do Aluno e Professor e permite que sejam disponibilizados informes aos estudantes. O professor tem ainda a opção de enviar uma determinada informação para os e-mails dos alunos de uma determinada turma, daí a importância de o aluno manter seu endereço de e-mail atualizado no Portal do Aluno.

Acesso aos Periódicos da Capes – os Periódicos da Capes podem ser acessados livremente por qualquer usuário que esteja no Campus da Ufac. O acesso não é possível a partir da residência ou do trabalho do estudante. “Visando permitir este acesso, foi disponibilizado um serviço de proxy para ser utilizado pelas pessoas que necessitam acessar os periódicos a partir de uma rede de fora da UFAC”, informa o diretor do NTI. Para maiores informações sobre os procedimentos que necessitam ser efetuados, recomenda-se a leitura do manual disponibilizado no endereço http://redesemfio.ufac.br. Salienta-se também que para utilizar este Proxy é necessário a credencial do IdUfac.

Informações disponíveis em: www.ufac.br

ACESSO AO G SUITE UFAC

O QUE É O G SUITE

G Suite for Education  é um pacote de solução digitais desenvolvidas pela Google e que reúne diversas ferramentas de produtividade, comunicação e colaboração entre usuários. Criada especialmente para as atividades de ensino e aprendizagem, o G Suite for Education é disponibilizado gratuitamente às instituições de ensino e reúne soluções como o correio eletrônico GMail  e o repositório de arquivos Drive, ambos com cota ilimitada de armazenamento; o Meet, webconferência para até 100 pessoas; o Classroom, sala de aula virtual colaborativa para atividades de ensino e aprendizagem; o Docs, para edição de textos, planilhas e apresentações web; o Forms , para elaboração, compartilhamento e coleta de formulários online; e o Agenda, que auxilia na organização de compromissos de forma sincronizada a todas as ferramentas já mencionadas. A UFAC passa a disponibilizar à comunidade acadêmica os serviços acima e disponibiliza esta página como centro de informações e orientação aos novos usuários. Sinta-se à vontade e aproveite os recursos que o G Suite tem a oferecer.

O primeiro acesso ao G Suite exige que seja feita a ativação da sua conta. Você só precisará realizar esta operação uma única vez, e já terá acesso a todas as ferramentas do pacote. Leia as instruções e depois clique no botão “Redefinir senha”.

Instruções de acesso para estudantes

1. No primeiro acesso, você precisa criar uma nova senha. Para isso, clique no botão “Redefinir senha”;

2. Você será direcionado para a página do Serviço de Senhas do G Suite;

3. Insira seu login e seu e-mail de contato cadastrado na UFAC. Clique em “Enviar”;

4. Você receberá um e-mail com as instruções e um link para redefinir sua senha.

Ahhh! Caso não saiba qual é o seu login, clique aqui para solicitar.

IMPORTANTE: antes da ativação da conta, o sistema apresentará os Termos de Serviço e a Política de Privacidade do Google. Antes de confirmar a aceitação, recomendamos a leitura atenta dos termos.

Ativou sua conta? Parabéns!
Agora, você está habilitado a usar os recursos que o G Suite tem a oferecer. Eles podem ser encontrados no Painel do G Suite da UFAC, no endereço gsuite.google.com/dashboard. É necessário estar autenticado na conta para visualizar todas as ferramentas.
Use sempre o login que fornecido na fase de ativação da conta, atentando para a seguinte regra:
– Servidor da UFAC (Docente ou TAE): login seguido do domínio @ufac.br. Exemplo: machado.assis@ufac.br;
– Aluno da UFAC: login seguido do domínio @sou.ufac.br. Exemplo: rachel.queiroz@sou.ufac.br.

Canais de contato e suporte:
Assuntos Técnicos em Geral
Comunicações, informes, fornecedores: nti@ufac.br
Telefone: (68) 3229-4218

Publicidade